sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Evolução dos campeonatos AF Coimbra

Uma vez que amanhã vão ser discutidas alterações ao regulamento de provas, aproveito para vos enviar informação complementar ao que saiu no site clubefutsal.com. Têm um pdf com diversos gráficos esclarecedores do panorama actual e um documento que foi enviado à AF Coimbra (já em Janeiro) com algumas ideias para tornar o Futsal numa modalidade sustentável (Quem esteve num jantar de Futsal Feminino em 2009 já conhece parte do documento). Neste momento a sustentabilidade do Futsal passa por alterações profundas que nesta data seria impossível de se fazerem. Casa haja interesse a AF Coimbra pode sempre propor uma alteração da data de aprovação dos regulamentos para entrada na época seguinte (actualmente 31 de Janeiro), sempre que essas alterações não interfiram em mudanças de divisão na época corrente. Penso que até Abril/Maio daria tempo para se estruturarem competições (e não só) que contribuam para a evolução da modalidade...
Ainda que este documento possa não servir para a próxima época, gostaria de saber quem estará interessado em colaborar na sua edição, para que a pouco e pouco seja transformado num documento relevante para evitar a continua decadência do Futsal neste distrito. Coimbra já foi o 3º distrito do país com mais atletas, sendo neste momento 8º! Em termos percentuais, foi dos que mais percentagem de atletas perdeu na última época... Números que merecem reflexão... Mas nem tudo é mau, pois a perda foi maior nos seniores que nas camadas jovens, o que deixa margem para se preparar o "terreno", cativando os jovens de hoje a serem os seniores de amanhã!
Os dados foram baseados em apresentações de outros autores, site da FPF e Associações Distritais. É natural que não estejam 100% correctos mas não devem andar longe. Propositadamente deixo ao vosso critério a interpretação dos dados. Relativamente a alguns dos gráficos, a linha a tracejado e a formula representam a linha de tendência dos dados, podendo a partir daí fazer-se a previsão para os próximos anos se tudo se mantiver inalterável...





2 comentários:

  1. É uma vergonha, estas estatísticas.
    A crise do país começou á um ano, mas a crise na AF Coimbra começou á bastante tempo, contra factos não existe argumentos!
    E com o combinar da crise económica Portuguesa, estes resultados vão ser cada vez mais negativos.
    Mas não são apresentados todos os resultados!
    Qual foi o declínio da arbitragem neste últimos anos?
    Pois é! Fala-se que não vai haver árbitros para todas as competições.
    Vai haver jogos sem árbitros nas duas vertentes desportivas!

    FAÇAM UM REFLEXÃO, PARA ONDE ESTÃO A LEVAR O FUTEBOL E O FUTSAL!

    ResponderEliminar
  2. Não havendo árbitros, está óptimo.
    Pensem bem!
    Se os adeptos, treinadores de bancada, e dirigentes dizem sempre mal dos árbitros, assim vão começar apitar, e vão começar a dar mais valor ao trabalho dos outros.
    Se vão para os jogos desabafar das amarguras de casa, contra os árbitros, começam a desabafar perante os amigos e conhecidos.
    Ass. Ex-arbitro (António Zeferino)

    ResponderEliminar